Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro celebra 11 anos fortalecendo a identidade artesanal

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 15/03/2024 12h46

Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro celebra 11 anos fortalecendo a identidade artesanal Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

No próximo dia 16 de março, o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, situado na encantadora cidade de Petrópolis, celebra 11 anos de existência. Em comemoração ao aniversário da cidade, o museu preparou uma exposição especial que ressalta a importância da identidade artesanal e o papel vital da economia criativa na região.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Localizado na histórica Casa de Cultura Cocco Barçante, o Museu do Artesanato é um verdadeiro tesouro, abrigando obras de 300 talentosos artesãos provenientes de todas as regiões do Estado. O acervo diversificado conta com mais de 500 peças artesanais, todas elas enfatizando o reaproveitamento de materiais e a valorização da identidade local, contribuindo assim para o fortalecimento cultural e econômico da região.

Como parte das celebrações, o museu apresenta a emocionante exposição "Olha o Trem", destacando os trabalhos dos habilidosos artesãos da cidade de Três Rios. Este grupo inspirador desenvolveu uma coleção de produtos que homenageiam o retorno das linhas de trens de passageiros, um atrativo turístico que está sendo revitalizado na região. A exposição não apenas exibe a maestria artesanal, mas também ressalta o artesanato como uma memória afetiva da experiência turística, contribuindo assim para o enriquecimento cultural e a promoção do turismo local.

Para os interessados em explorar essa riqueza cultural, o Museu do Artesanato funciona aos sábados e domingos, das 11h às 17h, com possibilidade de agendar visitas para grupos durante a semana. E em celebração ao aniversário da cidade e do próprio museu, a entrada será gratuita no dia 16 de março.

Além disso, os visitantes têm o privilégio de serem recepcionados pelo renomado artista visual Cocco Barçante, que conduzirá uma visita guiada pelas nove salas do museu, compartilhando histórias e insights sobre as preciosas obras expostas.

O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro é mais do que um espaço cultural; é um lugar onde a tradição se encontra com a inovação, onde a arte se enraíza na comunidade e onde a criatividade floresce. Neste aniversário de 11 anos, celebramos não apenas a trajetória do museu, mas também o talento e a dedicação dos artesãos que contribuem para a preservação e o enriquecimento do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro. Venha celebrar conosco e se encantar com a magia do artesanato local!



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024