Operação de fiscalização ambiental multa dois aterros sanitários em Três Rios

Agentes ambientais do Inea chegaram até ao local através de denúncias da população e devido ao mau cheiro do chorume

Por Redação, Agenda News

Publicado em 29/06/2024 18h41

Operação de fiscalização ambiental multa dois aterros sanitários em Três Rios Divulgação
  Compartilhar

Uma operação de fiscalização e combate à crimes ambientais foi realizada na tarde de sexta-feira, 28, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no município de Três Rios, região centro-sul fluminense, autuou e multou dois aterros sanitários que atuavam de maneira irregular. Em um desses aterros os resíduos eram despejados de forma inapropriada. 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 07-2024

Os fiscais do Inea chegaram até o local através de denúncias da população e devido ao cheiro forte do chorume. A operação aconteceu em dois locais diferentes, a primeira autuação, no aterro sanitário da empresa União Norte, constatou irregularidade no tratamento e descarte final do chorume, aonde a indícios de que parte do líquido, in natura, estava sendo escoado próximo a um córrego.

A segunda fase, em um aterro sanitário pertencente à prefeitura, o empreendimento possuía a documentação, no entanto, a forma como esse material chegava ao local estava incorreta. 

A ação estava sob o comando do Inea, e teve a presença do secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, diretor de Pós-Licença e Fiscalização, Rodrigo Regis, Senador Carlos Portinho e a equipe de técnicos do órgão ambiental. O lixo acumulado estava causando diversos transtornos aos moradores do entorno, como por exemplo, poluição e mau cheiro. 

-Encaminhei para o secretário Bernardo Rossi as denúncias e viemos os dois para essa operação. Subimos um longo caminho pela mata e detectamos irregularidades em um aterro, como o vazamento de chorume no único córrego que abastece a região da comunidade Vila Paraíso.  Parabéns à secretária de meio ambiente pela operação e pelas multas aplicadas, tenho certeza que o problema será resolvido- afirmou o senador Carlos Portinho.

- Toda denúncia sobre possíveis crimes ambientais que chegam ao Inea tem a determinação de serem apuradas por nossa equipe e se sendo confirmadas as irregularidades as notificações e multas são aplicadas aos representantes. Estamos reforçando as fiscalizações e o combate à todo tipo de de crime ambiental- reforçou o secretário Bernardo Rossi.

*Aterros*
Os aterros sanitários são área destinadas ao despejo de resíduo urbano, o órgão ambiental concede a licença de operação e uma empresa é responsável por realizar as fiscalização e operação e manejo desse lixo.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.