Petrópolis Gourmet começa nesta quinta (27) e segue até 13 de novembro

Festival mais delicioso do país foi aberto com noite de degustação e premiação dos chefs

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 27/10/2022 09h08

Petrópolis Gourmet começa nesta quinta (27) e segue até 13 de novembro Diretoria do PCVB com curador Marco Lima - Bruno Wanderley
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Edição que promete ser uma das mais festejadas dos últimos tempos, o Petrópolis Gourmet 2022 abre ao público hoje (27) e segue até o dia 13 de novembro em 31 bares e restaurantes da cidade. A abertura do evento para chefs, convidados, patrocinadores e participantes foi realizada nesta terça (25) na Casa Marambaia com um menu degustação de todos os cardápios que serão apresentados ao longo do festival que este ano tem o tema “Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira”. E as mais de 200 pessoas presentes foram unânimes: um dos mais saborosos já realizados. O Petrópolis Gourmet, organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, chegou a sua 22ª edição celebrando o bicentenário da Independência e personificado em D. João VI, amante da boa e simples gastronomia.  A programação completa do festival, pratos e chefs pode ser conferida no site do evento.

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

A abertura marcou a premiação dos melhores pratos desenvolvidos especialmente para o festival e o talento dos chefs brilhou. Curador do evento, Marco Lima, chef internacional, teve dificuldades para eleger os melhores e ampliou a lista que seria de três premiados para cinco no total.  “Ousadia e talento foram a marca de todos”, diz Marco Lima falando ainda da importância de celebrar os chefs. “São eles que ‘batem panela’ e devem ser valorizados, por isso o concurso que foi uma felicidade para todos nós, organizadores e participantes e isso está presente nos pratos: essa alegria foi transportada para os menus”.

“É meu segundo Petrópolis Gourmet como presidente do Petrópolis Convention, uma honra manter uma tradição, um evento importante para o calendário da cidade e para o trade. O Festival é apreciado por todos e feito com carinho, atraindo famílias e grupos de amigos para degustar uma refeição, para estar junto, para celebrar, afinal, a gastronomia é um fator que nos une”, destacou Fabiano Barros. O presidente do PC&VB frisou também, na abertura do evento, a importância que os eventos de todos os segmentos têm na atualidade para impulsionar a economia da cidade.

Marco Lima, chef curador do evento, foi homenageado pela direção do PC&VB que destacou a sua dedicação com o festival. “Celebrado internacionalmente como melhor chef de iates, Marco Lima é uma referência. E como petropolitano ama e divulga nossa cidade e abraçou de forma carinhosa e calorosa o nosso evento garantindo ainda mais seu sucesso”, afirmou Fabiano Barros.

Peter Campanatti, gerente da Toyoserra, falou em nome de todos os patrocinadores e apoiadores. A empresa tem uma longa história de apoiadora do evento ao longo de boa parte da trajetória do festival. “É um evento de qualidade, feito com dedicação e por isso tem o apoio da marca e um carinho especial”, afirmou.

O prefeito Rubens Bomtempo prestigiou a abertura do festival e parabenizou os organizadores. “É um evento que enaltece a ‘marca’ Petrópolis e traz visibilidade à cidade.  Hoje vejo os chefs nesta abertura muito empolgados Desejo sucesso a todos e  reafirmo o compromisso da prefeitura em apoiar eventos como este”.

A abertura contou com a presença do presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado, Guilherme Abreu; do presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini; do presidente da CDL Petrópolis, Claudio Mohammad; do presidente da Câmara de Vereadores, Hingo Hammes; dos secretários de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Silvia Guedon e Marcelo Soares; diretores e conselheiros do PC&VB e de empresários de setores do turismo.

Pratos serão servidos nos restaurantes até o dia 13

O que não falta é originalidade, criatividade e muito sabor nos pratos de todos os participantes. “É mesmo incrível essa edição pela qualidade que se apresenta”, considera o diretor de gastronomia do PC&VB, Múcio Maffaciolli. Ele frisa a sensibilização dos empresários que aderiram ao evento promovendo institucionalmente a cidade. “É mais que um festival que reúne bares e restaurantes. O Petrópolis Gourmet e um evento que evidencia o nome da cidade como referência em gastronomia”, pontua.

O frango, uma das preferências de D. João VI, é o carro-chefe do festival que inclui ainda peixes nacionais, porco, frutas da estação, legumes e uma cachaçinha, produto 100% nacional.  O festival faz uma viagem ao passado e traz essas referências também como homenagem ao bicentenário da Independência.

Festival premia as melhores receitas

O concurso de melhor menu (cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa) escolheu dois chefs e a premiação é um investimento no potencial desses artistas: oficina do Le Cordon Bleu, que será realizada na Casa Marambaia.  Já o vencedor entre delicatessens, cafeterias e sorveterias ganhou uma oficina na Sucrè Patisserrie, escola de confeitaria localizada em Petrópolis, que tem à frente o chef Riciê Pereira, também natural da cidade e que é formado na França e reconhecido em sua especialidade.  Também foram sorteadas entre todos os participantes mais duas oficinas na Sucrè Patisserrie.  O terceiro colocado no concurso de prato principal e os dois premiados como chefe revelação receberam brindes.

Confira os pratos e chefs premiados:

1° lugar- Chef Bruno Canatto – Ariá Cozinha Artesanal com o prato  “Aclamação no Terreiro do Paço, Folga no galinheiro”

2° lugar – Chef Tiago Sobreira - Locanda Centro, com o prato  “O Rei da Colônia”  (Duo de coxa) e sobrecoxa de frango, batata doce assada com cebola calabresa e compota de laranja quincã)

3° lugar – Chef Laerte Dias - Adega Santarém com o prato barriga de porco pururucada com musseline de legumes.

1º- Chef Revelação- Fred - Boteco Bertone com o prato composto por paleta suína prensada, misseline de baroa e farofinha de abacaxi além do bolinho de frango com quiabo crocante

2° Chef Revelação – Chef Wallace Braz -  Katsura Culinária Japonesa com barriga  de porco cozida lentamente em shoyu em berço explêndido de Gohan.

Campeão Pâtisserie – Chef Saint Clair – Sorvete Brasil  com sorbet de manga, redução de laranja Bahia, laranja cristalizada, cestinha de biscoito com ganache de chocolate.

**O Petrópolis Gourmet é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e tem o patrocínio de Águas do Imperador e Toyoserra e o apoio da Cervejaria Odin, Sucrè Escola de Confeitaria, Toyoserra, Distribuidora de Bebidas Serrana, Mega Beef, Marco Aurélio Lopes Sommelier e Prefeitura de Petrópolis. 

 

SERVIÇO:

XXII PETRÓPOLIS GOURMET

Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira

De 27 de outubro a 13 de novembro

Em 31 bares, restaurantes, confeitarias e cafeterias da cidade

Pratos, preços e horários podem ser conferidos no site do evneto.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024