O prefeito Hingo Hammes destacou a importância do retorno do espetáculo. “A reestreia do Som e Luz simboliza mais do que a recuperação de uma atração histórica, é o fortalecimento da identidade cultural da cidade e a recriação de um atrativo turístico de grande sucesso no passado. Ver o público novamente emocionado nos jardins do museu reforça o quanto essa experiência contribui para aproximar as pessoas da nossa história, além de fortalecer o turismo”, afirmou.
A apresentação foi considerada um sucesso pelo público e pelas instituições envolvidas na atualização do espetáculo, que conta com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura de Petrópolis e da Enel Brasil, responsável pelo investimento de R$ 1,7 milhão na iniciativa. Também participam do projeto as empresas apoiadoras Unipar, Ambev, GE Celma e Carl Zeiss. Criado em 2002, o Som e Luz já recebeu mais de 415 mil espectadores e é reconhecido como uma das experiências culturais mais emblemáticas da cidade.
O presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato, ressaltou o avanço da modernização. “O resultado desta apresentação mostra que estamos no caminho certo. A tecnologia aplicada nesta nova fase amplia a qualidade do espetáculo e abre espaço para aprimoramentos que vão elevar ainda mais a experiência do visitante”, disse.
Para o secretário de Turismo, Pablo Kling, o retorno do Som e Luz movimenta o setor e amplia o leque de atrações da cidade. “A reabertura fortalece nossa estratégia turística, especialmente no período de maior procura. A atração cria novas possibilidades de permanência no Centro Histórico e contribui para dinamizar a economia local”, destacou.
O diretor-geral do Museu Imperial, Maurício Vicente, acompanhou a reestreia e comemorou o resultado. “O público voltou a ocupar os jardins com entusiasmo, e isso nos mostra a importância do espetáculo para a memória afetiva da cidade. A modernização respeita o patrimônio e, ao mesmo tempo, atualiza a linguagem para o público de hoje”, afirmou.
“Nosso objetivo é estar presente em todos os 66 municípios que a Enel onde nós atuamos. Então quando secretário Adenilson nos convidou para articular desse projeto a gente viu a oportunidade de participar desse trabalho de redemocratização do acesso à cultura em Petrópolis e no estado do Rio. A Enel hoje é a empresa que mais aporta nos projetos incentivados”, disse a representante do Enel, durante o evento, Andrea Andrade.
Com novas projeções, efeitos de luz redesenhados e maior precisão na sonorização, o espetáculo segue preservando sua essência: apresentar episódios marcantes do Segundo Reinado, como o Baile das Princesas e acontecimentos que moldaram o Brasil imperial. Após a exibição de reinauguração, o Som e Luz passa a ser reintegrado à programação regular do Museu Imperial, consolidando sua volta como uma das principais atrações culturais de Petrópolis.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você!
Estamos no
Instagram, no
Facebook e no
YouTube!
Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.