UNIFASE/FMP e Fiocruz destacam projetos sobre os direitos das pessoas com deficiência

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 05/12/2023 13h48

UNIFASE/FMP e Fiocruz destacam projetos sobre os direitos das pessoas com deficiência Divulgação/UNIFASE/FMP
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Você já imaginou como seria importante conseguir acessar informações sobre pessoas com deficiência em seu município em poucos cliques? E sobre participar de debates importantes para essa população com especialistas e ativistas de forma acessível? Desde 2021, o Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS) do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), em parceria com a Fiocruz, desenvolve projetos que visam atender aos direitos das pessoas com deficiência.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Em parceria originada por demanda da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD/MDHC), o NIPPIS – UNIFASE/FMP Icict/Fiocruz - vem contribuindo para o acesso à informação e à comunicação com dois projetos: o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência – SISDEF e o Ecoar – Diálogos de Cidadania.

“O SISDEF é um conjunto de painéis de indicadores, desenvolvido em plataforma de tecnologia de informação e análises de dados, em acesso aberto e com recursos de acessibilidade, destinado ao monitoramento de políticas públicas voltadas para essa área. Trata-se de um sistema dinâmico, em permanente atualização, que utiliza bases de dados oficiais. Tem por objetivo final produzir e publicizar indicadores confiáveis para o monitoramento das condições de vida, bem-estar e direitos humanos da população com deficiência”, explica Cristina Rabelais, coordenadora do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social, vinculado à UNIFASE e à Fiocruz (NIPPIS/ UNIFASE/FMP &Fiocruz), Doutora em Políticas Públicas, Pesquisadora da Fiocruz e Professora Titular da UNIFASE/FMP.

Já estão disponíveis mais de 100 indicadores divididos em painéis temáticos, que podem ser acessados pelo site. Além disso, lançado em outubro de 2021, o programa Ecoar – Diálogos de Cidadania, apresentado por Tuca Munhoz, ativista dos Direitos Humanos e comunicador com deficiência, é uma iniciativa informativo-cultural de desenho universal inclusivo, com intérpretes de libras. Destacando-se pela ênfase na importância do acesso à informação, o programa cria pontes entre especialistas, ativistas e interessados na temática da inclusão, proporcionando uma abordagem acessível e esclarecedora para o público em geral. O programa conta com 20 episódios e mais de 5 mil visualizações, a lista de reprodução completa pode ser acessada no YouTube.

“O NIPPIS, por meio desses dois projetos, alinha-se aos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão. Ao criar essa conexão entre a comunicação e a informação, o SISDEF e o Ecoar cumprem com o objetivo de atender aos gestores, lideranças e as próprias pessoas com deficiência, que desempenham um papel ativo na defesa de seus direitos”, salienta a coordenadora.

Como parte das iniciativas do núcleo, no dia 7 de dezembro, às 10h, na semana em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, será realizado o 6º Seminário NIPPIS sobre "Proteção social: como tirar a lei do papel?" e, contará com o lançamento do novo Painel da caracterização da população avaliada para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF). O evento será realizado de forma remota e transmitido no canal do YouTube (https://bit.ly/6°seminarionippis), contando com apresentação também em LIBRAS, estenotipia (legendagem ao vivo) e autodescrição.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024