Unifeso faz parceria com multinacional Huawei

Acordo permite que professores e estudantes recebam treinamentos gratuitos nas áreas de tecnologia da informação e comunicação

Por Redação, Agenda News

Publicado em 19/07/2022 17h56

Unifeso faz parceria com multinacional Huawei Com acordo, comunidade acadêmica da Unifeso terá acesso gratuito a diversos treinamentos online da multinacional chinesa Huawei - Pexels/Liza Summer
  Compartilhar

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), de Teresópolis (RJ), acaba de se credenciar ao Huawei ICT Academy; que é um programa educacional da multinacional chinesa para incentivar a formação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Esse credenciamento permite que toda comunidade acadêmica da instituição de ensino brasileira receba treinamentos gratuitos de TIC, de excelente qualidade técnica e prática, por meio da plataforma online da Huawei, que é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo.

O primeiro curso oferecido será o de “Noções Básicas de Inteligência Artificial” e vai acontecer entre 4 e 8 de agosto. A capacitação é restrita aos estudantes de graduação em Ciências da Computação do Unifeso e da terceira série do Ensino Médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso). Em breve serão lançados cursos mais abrangentes e abertos a outros públicos.

As inscrições podem ser feitas de 18 a 22 de julho pelo e-mail dacht@unifeso.edu.br Em seguida, os interessados vão receber um manual explicativo para fazer o cadastro e outros detalhes para obter o certificado.

“Esse minicurso é o pontapé inicial para que possamos ofertar outros cursos gratuitos da Huawei”, explica a professora Vivian Paim, diretora da Direção Acadêmica de Ciências Humanas e Tecnologia da Unifeso.

Intermediação

A certificação da Unifeso junto ao Huawei ICT Academy foi viabilizada pela FiberX - uma das grandes fornecedoras de produtos de telecomunicações para todo Brasil, parceira da multinacional chinesa e que também aproxima entidades de ensino, empresas do ramo de tecnologia e provedores.

“Nossa filosofia é conectar projetos, ideias inovadoras e a academia. Assim, criamos redes de trabalho, trocamos conhecimento e formamos um ambiente ideal para que as boas ideias saiam do papel e se tornem realidade”, explica o gerente de treinamento da FiberX, Luiz Puppin.

Benefícios

Com a certificação da Huawei, a comunidade acadêmica da Unifeso e os alunos que se formarem terão um grande diferencial no currículo. Além disso, vão ampliar sua competitividade para trabalhar com tecnologias de ponta como as redes 5G - na qual a multinacional chinesa desponta como líder - a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial, computação em nuvem e big data.

“Os cursos oferecidos nesta parceria elevam a empregabilidade dos estudantes recém-formados, beneficia as universidades e as empregadoras, que reduzem custos ao terem profissionais já devidamente capacitados”, destaca Puppin.

Sobre o projeto

O Huawei ICT Academy é um programa de parceria sem fins lucrativos que surgiu em 2013 e autoriza instituições de ensino globais a oferecer aos estudantes e professores cursos de certificação da Huawei, reconhecidos pela indústria.

Mais de 90 países e 1500 universidades já utilizam os treinamentos gratuitos oferecidos pelo projeto.

Este programa de qualificação global funciona como uma ponte entre as empresas e as instituições de ensino superior para construir um ecossistema de talentos para o setor de TIC. No Brasil, a FiberX é uma das responsáveis por intermediar esses convênios.

Sobre a Huawei

Fundada em 1987, a Huawei iniciou suas atividades em Shenzhen, China, na região que concentra a primeira zona econômica especial do gigante asiático. É a quinta maior investidora do mundo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de acordo com dados da União Europeia.

Nos últimos dez anos, foram empregados US$ 86 bilhões em P&D. Desde 1998, a multinacional chinesa está presente na América Latina. O faturamento global da empresa chegou a US$ 122 bilhões em 2019.

Sobre a FiberX

Criada em 2008, a FiberX atua no mercado de telecomunicações em todo Brasil. A companhia fornece produtos e soluções tecnológicas estáveis e seguras para indústrias, escolas, empresas de pequeno, médio, grande porte e multinacionais, governos municipais, estaduais e federal.

Também atua nos setores de utilities para empresas provedoras de serviços no ramo de gás, energia elétrica e água; cloud para acesso remoto a softwares, armazenagem de arquivos e processamento de dados e de energias renováveis com soluções para construção de plantas de energia solar em substituição às convencionais.

O objetivo da FiberX é que todos fiquem mais conectados à tecnologia, ampliem seus negócios com rapidez e segurança, criem novas conexões e ampliem possibilidades.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.