Aulas de Cerâmica em Itaipava – Uma Forma Feliz de Começar o Ano
Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 14/03/2025 08h38 - Atualizado em 14/03/2025 08h43

Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 14/03/2025 08h38 - Atualizado em 14/03/2025 08h43
Passado o Carnaval e iniciado, de fato, o ano de 2025, é hora de começarmos a colocar nossos sonhos e combinados em pratica. Para quem busca fazer algo novo através do qual seja possível exprimir sentimentos, brincar com forma, texturas e cores, colocar a mão no barro pode ser o caminho. A ceramista Solange Mano ministra aulas de cerâmica, em seu ateliê em Itaipava às 3as, 5as e sábados. Quem sabe não seja exatamente isto que você esteja procurando para dar a largada nas atividades prazerosas com as quais anda sonhando?
A Ceramista
Tudo começou como hobby quando Solange Bomfim Mano foi aluna de cerâmica de como Sylvia Goyanna. Em 94 a coisa mudou de figura e ela abriu seu atelier no Rio de Janeiro. Em busca de um maior conhecimento em arte pós graduou-se em História da Arte e Arquitetura Brasileira. Em Londres, participou do London Project. No ano de 1995 recebeu o primeiro lugar na exposição Tem Asa Mais Não Voa…Tem Bico mas não Fala….BULE promovida pela ACE-RIO no Museu do Açude. O Barro vai tomando cada vez mais espaço em sua vida. Nesses mais de trinta anos de estrada ela tem participado de exposições, workshops e seminários no Brasil, Europa e América Latina. Em 2012 através do Facebook lança a ideia de comemorar o Dia do Ceramista no Brasil, em 28 de maio, data que acabou se tornando o Dia Internacional do Ceramista. Por esta iniciativa bem como pela excelência de seu trabalho, foi merecedora, em 2012, do Prêmio Nair de Tefé outorgado pela Academia Petropolitana de Letras.
Para Solange o Barro nos leva a trabalhar de várias maneiras, criando espaços internos que brincam com os externos. Forma, volume e cor resultam do pensar e do fazer, tentando não deixar à parte o seu lado poético.
As aulas
Seu Atelier funciona como Atelier Livre, onde ela ensina as técnicas básicas e cada aluna desenvolve seu trabalho do iniciante ao avançado. Uns preferem escultura outros utilitários ou objetos. Ela procura incentivar que cada um busque sua própria identidade. As aulas, como mencionado, são às 3ª, 4as e 5as, das 14h às 17h e sábados, das 10h às 13h.
Solange trabalha com cerâmica de alta temperatura resulta em uma cerâmica mais resistente, que pode ir ao forno convencional e ao micro-ondas. Ela tem duas linhas de produção: as peças de galeria e os utilitários. Ela explica que o ceramista de atelier desenvolve seu próprio design, assim como seus esmaltes.
Seja, portanto, para aprender um novo hobby ou, quem sabe, um novo ofício, seja para conhecer esta mulher empoderada e seu trabalho magnífico, com certeza, vale marcar uma visita! Contato: 24- 99942-2877
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.
Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook e Instagram.