Os Cardápios
Cada chef ou estabelecimento escolheu pratos emblemáticos de seus cardápios para o evento.
CASA UEDA - Onigiri de salmão,; Ramen shoyu, e Guioza suínos; BAR DA FRENTE: Massa de harumaki recheada com costelinha suína e requeijão de ervas, Bolovo, Bolinho de milho recheado com creme de provolone e milho, Nhoque de carne assada, Croquete de mortadela com queijo meia-cura e sanduíche de carne assada; SOFIA Arroz de moqueca de camarão e peixe, Bolinho de bobó de camarão, Coxa de frango assada envolta em bacon, com fonduta de queijo; CAPRICCIOSA: Antipasto italiano, pizzas, calzones fritos e tiramisu; EMPÓRIO JARDIM: Trio de pão de queijo gruyère; Croissant steak tartare; Éclair de baunilha com crocante de caramelo; Pavlova com creme de baunilha e frutas vermelhas. ANGÁ ATELIÊ CULINÁRIO: Mandioca dourada na manteiga, beurre blanc de tucupi e folhas tostadas; Barriga de porco assada lentamente, quirera de milho branco, salada de ervas e mariola e mousse de chocolate branco e coco queimado com abóbora assada e azeite.; BAR DO MOMO: Arroz de rabada ; bolinho de arroz recheado com muçarela, parmesão, queijo prato e calabresa; pão com linguiça, e Pudim de leite; BONACCIA: bolinho de risoto com mussarela de búfala e presunto italiano; Pão com mortadela – pão ciabatta, stracciatella e mel; Lasanha sobre molho de tomate e fonduta de queijo; RANCHO PORTUGUÊS: Bolinho de bacalhau; Bacalhau à Brás; Arroz de; Pastéis de nata; KORAL: Atum mediterrâneo em cubos marinados com stracciatella, tomate assado, crumble de focaccia e pistache; Arroz de corais com peixe, polvo e chouriço; Fondant de chocolate .
Prata da Casa
A chef Lydia Gonzales, uma petropolitana premiada com o “Vale a Viagem”, como o melhor restaurante da Serra em 2023, leia-se Angá Ateliê Culinário, é um dos destaques do festival. Para ela, gastronomia, além dos prazeres sensórias que são a primeira premissa pra quem serve comida, é, também, pensar sobre o que se come. Ela tem um profundo respeito por toda a cadeia de valores, o que os hábitos alimentares impactam e o que se deseja valorizar. Ela acredita firmemente nos pilares de identidade, sustentabilidade e território como fio condutor para o seu pensamento culinário, o que se reflete em cada um de seus pratos, em cada garfada que se dê. Seu trabalho se baseia na oferta sazonal de produtos de qualidade, aliados à busca por identidade tanto através de técnicas e tradições brasileiras como de produtos nativos ou muito arraigados em nossas tradições e costumes, dando prioridade para produtos orgânicos, agroflorestais, de pequenos produtores locais, e crioulos ou nativos. Por essas e por outras, a chef merece destaque em nossa coluna, valendo dizer, entretanto, que todos os demais chefs participantes do evento foram escolhidos, igualmente, pela excelência de seus trabalhos.

Vale dizer que Lydia começou a trilhar o caminho da gastronomia há 25 anos entre estudos e trabalhos em diversos lugares no Brasil e Europa. Delicadeza, pureza, exatidão e a busca pelo melhor produto com o objetivo de produzir uma comida livre de excessos marcam sua cozinha. Para os aspirantes a chef, Lydia aconselha: trabalhe em bons restaurantes para aprender, leia muito sobre cultura alimentar de todas as influências que te interessam, cozinhe muito e prove muitas coisas para encontrar referencias antes de começar a criar. E de palavra de uma chef do porte de Lydia, não se duvida.
Para além do festival, quem quiser conhecer um pouco mais da chef, seu restaurante, em Nogueira, funciona sextas no jantar, sábado para almoço e jantar e domingos para o almoço, sempre sob reserva. Tel.: (24) 98163-1455.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você!
Estamos no
Instagram, no
Facebook e no
YouTube!
Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.