Ambulatório Escola encerra Campanha Novembro Azul com ação de conscientização e prevenção

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 01/12/2023 11h08

Ambulatório Escola encerra Campanha Novembro Azul com ação de conscientização e prevenção Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Desde 2013, o Ambulatório Escola do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realiza ações de conscientização e prevenção, estimulando a disseminação da Campanha Novembro Azul, que foca sua atenção na saúde masculina. Este ano, o tema central da ação, realizada nesta quarta-feira (29/11), foi "Se cuida, Homem" e "Se cuida, Garoto".  

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

“A proposta é realmente sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças neste mês mundial de combate ao câncer de próstata, com ações educativas durante todo o dia e estendendo as ações de saúde, cultura e beleza no horário noturno a fim de alcançar os trabalhadores. Juntamente com o Novembro Azul, trabalhamos a campanha Novembrinho Azul, criada pela Lei 14.694/2023. Com o "Se cuida, Garoto", reforçamos os cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testículos e incentivo a consultas de rotina”, explicou Lívia da Silva Firmino dos Santos, enfermeira responsável pelo evento.

A ação integrou os alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos da UNIFASE, alunos dos cursos de graduação em enfermagem, psicologia e nutrição, membros da Secretaria de Saúde de Petrópolis do Programa Ist/AIDS, além de alunos do curso técnico profissionalizante de barbeiros do SENAC Petrópolis e integrantes do grupo Karuna Capoeira.

“Queremos trazer a população masculina desde cedo para o ambiente do serviço de saúde e esperamos contribuir para seu autocuidado, a fim de evitar complicações de saúde no futuro. Com essa iniciativa, os alunos de vários cursos podem trazer conhecimentos que talvez esse homem não tenha acesso no seu dia a dia”, salientou.

Durante a ação o público masculino teve acesso a uma série de atividades sobre hipertensão, com aferição da pressão arterial, o diabetes, com verificação da glicemia capilar, saúde mental, saúde bucal, saúde do adolescente, destacando a higiene, vacinação, risco de doenças, câncer de boca, próstata e de pênis, planejamento familiar, apresentando a possibilidade da vasectomia, teste rápido para hepatite B e C, sífilis e HIV, roda de capoeira , consulta de planejamento familiar, além de corte de cabelo e barba. 

“Os homens buscam informações e muitos querem realizar uma consulta com o médico urologista para realização do exame de PSA e toque retal, porém temos dificuldade para inseri-los na rede diretamente. Sendo assim, a consulta de enfermagem do Adulto e Idoso visa acolher esse homem, sanar suas dúvidas e dar início à assistência, através do cuidado integral, para depois encaminhá-lo para o serviço médico, já com o processo de avaliação e, se necessário, com a solicitação de exames iniciada”, finaliza Lívia Firmino.

Ao longo do ano, o Ambulatório Escola oferece todas as especialidades médicas e de atenção à saúde (pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem (Criança, Adolescente, Mulher e Adulto/Idoso), gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, alergia pediátrica e ambulatório pós-COVID) são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), no Serviço de Alergia e Imunologia, no Serviço de Pneumologia e no Centro de Imagem estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas os serviços de odontologia são realizados a preços populares. Além disso, o Ambulatório Escola oferece atividades gratuitas nos grupos: grupo de idosos “Equilíbrio, Corpo e Mente”, grupo de apoio em saúde mental “Desvendando” e o Curso de Gestantes. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024