Demanda por profissionais qualificados que aplicam Botox aumenta no Brasil

Por Redação, Agenda News

Publicado em 01/11/2023 09h12

Demanda por profissionais qualificados que aplicam Botox aumenta no Brasil Dra. Ana Paula de Sá Earp - Divulgação/UNIFASE/FMP
  Compartilhar

Um dos queridinhos quando o assunto é beleza e rejuvenescimento, o Botox, também conhecido como toxina botulínica, é um medicamento usado para fins médicos e estéticos. No Brasil, a demanda por aplicações do produto vem crescendo nos últimos anos.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos estéticos realizados no Brasil aumentou 30% em 2022. O Botox foi o procedimento estético mais realizado no país, com um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Existem vários fatores que contribuem para a crescente demanda por aplicações do produto no Brasil, dentre eles, a maior conscientização da população sobre os benefícios para o tratamento de rugas e linhas de expressão. No entanto, é preciso ter cautela ao realizar os procedimentos estéticos para não prejudicar a saúde. A aplicação de Botox só deve ser realizada por médicos especialistas na área.

“Vemos diariamente na imprensa notícias de morte e complicações graves em pacientes que realizaram procedimentos com profissionais sem a devida capacitação, treinamento e conhecimento para realizar tais procedimentos. A única forma do profissional da área da saúde se diferenciar desses indivíduos é estar permanentemente estudando e atualizando-se. Além de complicações temporárias como hematomas, assimetrias e infecções, muitos pacientes não sabem que procedimentos injetáveis na face podem levar a complicações mais graves e permanentes, como cicatrizes, necrose da pele e até mesmo cegueira e acidente vascular cerebral (isquemia cerebral). Para evitar tais complicações, é essencial procurar um profissional médico habilitado, que tenha conhecimento aprofundado de anatomia da face”, destaca a Dra. Ana Paula de Sá Earp, coordenadora da Atualização em Anatomia em Cadáver Fresco Aplicada a Preenchimentos e Toxina Botulínica da UNIFASE/FMP.   

Em 2020, as ferramentas de pesquisa, como o Google, registraram um aumento significativo de 540% nas consultas relacionadas à harmonização facial, evidenciando o contínuo interesse pelo tema.

“A mais recente pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) trouxe à tona um notável crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos no país. A pesquisa, que abrangeu cerca de 1,2 mil entrevistados, revelou que aproximadamente 80% deles já haviam se submetido a algum procedimento não invasivo”, salienta a médica.

No cenário que demanda cada vez mais por profissionais qualificados, investir em uma formação que promova o entendimento profundo da anatomia humana é de extrema importância para alcançar resultados seguros e eficazes nos tratamentos que serão propostos aos pacientes. Por isso, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE/FMP) vai oferecer uma Atualização em Anatomia em Cadáver Fresco Aplicada a Preenchimentos e Toxina Botulínica, nos dias 08 e 09 de dezembro deste ano. O curso é direcionado a Médicos Especialistas ou Médicos Residentes/Pós-graduandos nas Áreas de Dermatologia e Cirurgia Plástica.

“A proposta do curso é aprofundar e refinar o conhecimento de anatomia facial e demonstrar como aplicar esses conhecimentos nos seus procedimentos injetáveis. Além disso, o aluno terá uma rara oportunidade de pôr em prática os novos conhecimentos e técnicas injetando e dissecando em peças anatômicas frescas (Fresh Frozen Specimen). Os alunos serão atualizados sobre todos os novos artigos na área de anatomia da face e discutiremos o impacto dos novos conhecimentos no refinamento de técnicas e resultados. Os alunos poderão observar a textura, a cor e a consistência dos tecidos reais. Além disso, ao dissecar cadáveres, os estudantes têm a oportunidade de explorar a anatomia tridimensional, o que é crucial para entender a relação entre os órgãos, músculos, vasos sanguíneos e estruturas adjacentes. A prática de injetar e dissecar cadáveres ajuda os alunos a desenvolverem habilidade e terem maior segurança nas técnicas antes de realizarem os procedimentos nos pacientes”, explica a coordenadora 

A UNIFASE/FMP oferece ampla estrutura para a realização das especializações e atualizações na área da saúde. Este curso será ministrado no Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica. Os interessados em participar do curso devem realizar a inscrição no link: https://www.unifase-rj.edu.br/curso-atualizacao/cipac-anatomia-aplicada-botox, onde também é possível obter outras informações. Os candidatos passarão por uma seleção a partir de uma análise documental.

“O curso será ministrado em um laboratório novo, especialmente construído para esse fim, proporcionando um ambiente adequado para o treinamento prático. Os instrutores são professores de serviços de pós-graduação credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e todos possuem mestrado, com ampla experiência em cosmiatria e cirurgia dermatológica, o que garante um alto nível de conhecimento e orientação aos alunos. Cada participante terá acesso a um tempo maior de prática em peças anatômicas frescas, o que permite uma experiência mais enriquecedora e a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas de forma mais eficaz”, pontua a médica.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.