Dia Mundial da Luta Contra o Câncer: tratamento de tecnologia avançada contribui para a melhoria da qualidade de vida e até mesmo a cura dos pacientes

Radioterapia é um tratamento de alta tecnologia, feito com radiação ionizante que atua diretamente no tumor

Por Redação, Agenda News

Publicado em 08/04/2024 16h04

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer: tratamento de tecnologia avançada contribui para a melhoria da qualidade de vida e até mesmo a cura dos pacientes Divulgação
  Compartilhar

As medidas de prevenção ao câncer, as alternativas para o diagnóstico precoce e as possibilidades de tratamento cada vez mais avançadas são temas constantes em debates na sociedade. Neste mês, o assunto é intensificado com o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, com conscientização nesta segunda-feira, dia 8 de abril. Referência no tratamento da doença em Petrópolis, a Rádio Serra Centro Regional de Radioterapia, enfatiza os avanços no cuidado do câncer, especialmente com os resultados positivos obtidos com a radioterapia, um dos mecanismos de tecnologia avançada de grande eficácia para a cura e melhoria na qualidade de vida dos pacientes. 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

Em Petrópolis, a clínica atende pacientes de diferentes cidades, vindos de todo o Estado em busca do tratamento que tem alta taxa de cura. “Quando o tratamento é combinado, radioterapia com quimioterapia, é possível obter bons resultados com a cura, até mesmo de pacientes que tiveram metástase”, destacou o médico rádio-oncologista, Daniel Przybysz.
O especialista explica que a radioterapia é um tratamento de alta tecnologia, feito com radiação ionizante que atua diretamente no tumor, provocando danos à célula cancerosa. É possível impedir o crescimento e a multiplicação dos tumores. Em casos de sucesso, a radioterapia contribui até mesmo para a destruição das células do câncer.  Atualmente há diferentes tratamentos possíveis, podendo elevar as chances de cura, quando o diagnóstico é precoce e a aplicação da radiação é feita ainda no estágio inicial. No entanto, também há recomendações para casos em que o câncer está em nível mais avançado, antes e depois de cirurgias. 
Entre tantos benefícios, a radioterapia é um tratamento que não causa dores e mal-estar aos pacientes, e mesmo quando não alcança a cura, contribui com a qualidade de vida. A radiação possibilita a redução de hemorragias, alivia dores e outros sintomas. “É um tratamento extremamente local e focal, causando dano no DNA da célula, muito usado por exemplo após a cirurgia de mama, para garantir que o câncer não volte ou para reduzir a chance de desenvolvimento de outra célula”, complementa Dr Daniel, destacando ainda que o tratamento também é muito indicado para os casos de câncer de próstata. “Em diagnósticos de câncer de próstata é possível até mesmo se alcançar a cura sem necessitar de cirurgia”, explicou. 
Existem diferentes tipos de radioterapia, sendo utilizada a externa ou teleterapia, em que a radiação é emitida por aparelho, afastado do paciente, com direcionamento do aparelho para o local a ser tratado. E há ainda a braquiterapia, em que a radiação é direcionada por aplicadores, ligados a cateteres, colocados nos pacientes podendo ser necessário recorrer à anestesia para evitar desconfortos. 
O médico rádio-oncologista, reforça que atualmente há diversos mecanismos que alcançam bons resultados no tratamento e cura dos pacientes. No entanto, a prevenção da doença a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis e uma rotina de cuidado médico, possibilitando o diagnóstico precoce, ainda são as melhores alternativas. “É importante que as pessoas tenham cada vez mais consciência da importância da identificação da célula do câncer em seu estágio inicial e isso é obtido com a manutenção do acompanhamento médico e a realização de exames de rotina”, ressalta Daniel Przybysz, não deixando de enfatizar que alimentação saudável e prática de exercícios são de grande relevância para a manutenção da qualidade de vida.  



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.