Inflamações recorrentes de garganta: entenda como prevenir e fortalecer o seu sistema imunológico

Por Redação, Agenda News

Publicado em 30/05/2023 11h03 - Atualizado em 30/05/2023 11h03

Inflamações recorrentes de garganta: entenda como prevenir e fortalecer o seu sistema imunológico Divulgação/FASE
  Compartilhar

O corpo humano é uma máquina perfeita, cheia de mistérios e muitas curiosidades que ainda não foram desvendados pela ciência. No entanto, já sabemos que apesar de ser complexo, o nosso organismo precisa de alguns cuidados especiais para que o sistema imunológico possa funcionar adequadamente, evitando o risco de infecções recorrentes, especialmente as inflamações de garganta.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

“Sem dúvida, uma boa alimentação – qualitativamente – sono adequado e baixo estresse são fatores que contribuem muito para o bom funcionamento do sistema imune. Na maioria dos casos, quando a pessoa é alérgica costuma ter uma resposta imune menos eficiente que as demais. A alergia é um desvio do sistema imune que reage, de forma alérgica, a substâncias que não deveria reagir. Esse desvio pode estar associado a menor eficácia na defesa imunológica. Por isso, os alérgicos tendem a ‘gripar’ com mais facilidade, por exemplo”, destaca o médico imunologista Dr. José Luiz Rios, coordenador do curso de pós-graduação em Alergia e Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).

O especialista explica que o tratamento da alergia com a Imunoterapia Específica (vacinas para alergia) contribui para corrigir esse “desvio imunológico” e melhorar a resposta imune do organismo. Porém, alguns pacientes ainda podem apresentar infecções de repetição, muitas vezes infecções graves inesperadas.

“Essas pessoas devem ser avaliadas pelo especialista em alergia e imunologia, para verificar possíveis deficiências no sistema imunológico. Caso existam essas deficiências, será necessária uma abordagem especial, para que o indivíduo deixe de apresentar tantas infecções e possa ter uma vida mais saudável”, explica.

A queixa de inflamações recorrentes de garganta é uma questão muito comum nos consultórios médicos. Por isso, medidas de prevenção devem ser adotadas para que possam ajudar o organismo a combater as constantes crises.

“A maioria das pessoas que têm infecções de garganta (faringites) de repetição, respira pela boca. Se o médico examinar com atenção e inquirir adequadamente, saberá que a maioria tem entupimento nasal crônico. Muitos não percebem, porque respiram pela boca desde criança”, comenta o médico.

Na maioria dos casos, as pessoas que dormem com a boca aberta ou roncam muito à noite, não conseguem respirar bem pelo nariz. Ao respirar pelo nariz – que é o correto – o ar faz várias voltinhas internas, onde ele é aquecido, pelo contato com a mucosa nasal, umedecido pela secreção nasal viscosa e filtrado pelos cílios e muco nasais, que retêm as impurezas. Só então o ar passa pela garganta e vai para os pulmões, devidamente condicionado. Essa é a principal função do nariz: condicionar o ar que respiramos. No entanto, se o nariz não funciona adequadamente, porque está entupido, devido à inflamação alérgica própria da rinite, o ar é inalado pela boca, para que se respire e o ar vai chegar à garganta, mais frio, seco e sujo do que deveria”, salienta o especialista.

No processo dessa passagem do ar frio, seco e sujo, através da garganta por horas seguidas (uma noite inteira de sono, por exemplo), é que ocorre a agressão e o enfraquecimento dos tecidos da garganta, que ficam mais frágeis e vulneráveis à infecção por qualquer bactéria que habite naquela região.

“A dica para quem tem faringites de repetição é procurar um alergista, para que possa ser verificado se há obstrução nasal crônica e tratar a rinite alérgica, para que a pessoa passe a respirar corretamente pelo nariz. Existem várias medidas que são eficazes para tratar essa obstrução nasal. Com certeza irá diminuir muito a frequência de inflamações de garganta”, finaliza o médico.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.