Médica dá dicas para transição da menopausa sem sofrimento

Desconfortos podem ser evitados antes e após a última menstruação

Por Redação, Agenda News

Publicado em 26/07/2023 12h51

Médica dá dicas para transição da menopausa sem sofrimento Drª Nathália Ventura, médica especializada em endocrinologia, metabologia e nutrologia - Divulgação
  Compartilhar

A menopausa, que é a última menstruação na vida de uma mulher, representa o término do período fértil. A transição, normalmente chamada de climatério, é considerada uma fase delicada, devido aos desconfortos no corpo e condições que podem se instalar no organismo feminino. Para auxiliar no controle e diminuição dos sintomas, médica especializada em endocrinologia, dá dicas para evitar o sofrimento, através de terapias, reposição hormonal e mudanças de hábito.

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

As ondas de calor ou fogachos, acompanhadas de sudorese excessiva, irritabilidade, distúrbios de ansiedade, melancolia, insônia e infecções urinárias e ginecológicas, são alguns dos sintomas da menopausa. Ela ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos de idade, podendo ser precoce, quando registrada antes dos 40 anos.

“Essa é uma fase natural do organismo da mulher, devido à flutuação de hormônios. Os sintomas apresentam variações de intensidade, de acordo com cada paciente. Para aliviar e até eliminar os desconfortos, é possível adotar uma série de procedimentos, tornando mais fácil este período de transição”, explicou a Drª Nathália Ventura, médica especializada em endocrinologia, metabologia e nutrologia.

O acompanhamento médico durante o climatério pode ajudar a prevenir doenças, como as cardiovasculares, devido à diminuição do hormônio estrogênio neste período, e também a osteoporose, comuns após a transição. Entre os principais tratamentos, estão a reposição hormonal, aliada à alimentação saudável e atividades físicas, ou a adoção de fitoterápicos, vitaminas e antioxidantes, para tratar o caso de forma paliativa.

“A reposição hormonal auxilia a mulher, dando mais vitalidade, aumentando a força muscular e a disposição para o dia a dia, quando feita após avaliação médica cuidadosa. É fundamental conhecer o tratamento, para não se basear apenas em mitos. Quando usada na dose certa, a reposição gera benefícios para a mulher”, conclui a médica.

Para tirar dúvidas sobre o período da menopausa sem sofrimento, a médica Nathália Ventura elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com dicas para as mulheres, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, dúvidas são respondidas e instruções são fornecidas às pessoas que buscam por tratamento.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.