Médica inova tratamento de obesidade com escaneamento corporal em Petrópolis

Equipamento inédito é o único no interior do estado do Rio de Janeiro

Por Redação, Agenda News

Publicado em 26/08/2023 12h06

Médica inova tratamento de obesidade com escaneamento corporal em Petrópolis Divulgação
  Compartilhar

A obesidade é uma doença crônica, que atinge milhares de pessoas, em Petrópolis. O problema é caracterizado, na maioria das vezes, quando há ingestão alimentar maior que o gasto energético, podendo desencadear uma série de doenças metabólicas. Para o tratamento individualizado, sem alterações drásticas na rotina de vida do paciente, a médica Nathália Ventura elaborou um protocolo de emagrecimento, utilizando escaneamento corporal 3D, procedimento inédito no interior do Estado do Rio.

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

O equipamento de Bioimpedância 3D detecta mais de 100 mil medidas corporais, que são analisadas por meio de foto realista, que auxilia todo o processo da perda de peso. Através do material coletado, como altura, peso, gordura corporal, índice de massa corporal, relação cintura-quadril e taxa metabólica basal, são fornecidas informações precisas de medição automática da composição corporal do paciente e seu respectivo progresso de emagrecimento, personalizado pelo protocolo.

“Dividimos o tratamento em três fases. A primeira é a ativa, quando o paciente elimina grande parte do peso. Neste momento são perdidos, em média, 10% do peso inicial, em um período de 60 a 90 dias. A segunda é conhecida como a fase de platô, que pode ou não acontecer. Já o terceiro passo é a manutenção. Nesta, o objetivo é sustentar todos os resultados conquistados, por meio da manutenção da mudança do estilo de vida”, explicou a Drª Nathália Ventura, especializada em nutrologia, metabologia e endocrinologia.

De acordo com a médica, o protocolo tem como finalidade proporcionar resultados visíveis, com as técnicas mais avançadas do mercado, que vão desde o equipamento que monitora os resultados com eficiência e qualidade, às medicações orais ou injetáveis adequadas a cada tipo de paciente. Todos os processos são alinhados ao acompanhamento nutricional e psicológico, visto que a obesidade não possui uma causa definida, sendo multifatorial.

“Pessoas obesas tem probabilidade maior para o desenvolvimento de doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, entre outras. O protocolo desenvolvido detalha os resultados obtidos, através de avaliações semanais e com o auxílio da tecnologia, apontando quais as necessidades de mudanças e adaptações, todas sem sofrimento. É um protocolo que não apenas emagrece, mas cuida do paciente por completo, tanto na área metabólica, como também emocional. É um trabalho de autoconhecimento”, concluiu.

Para esclarecer dúvidas sobre obesidade ou emagrecimento, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com informações e dicas para melhorias na qualidade de vida, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, perguntas são respondidas e instruções fornecidas às pessoas que buscam por tratamento.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.