Odontopediatra se inspira em animações para espantar medo de pacientes em consultas

Atendimentos tem como objetivo tornar a visita ao dentista mais confortável para os pequenos

Por Redação, Agenda News

Publicado em 01/08/2023 10h35

Odontopediatra se inspira em animações para espantar medo de pacientes em consultas Divulgação
  Compartilhar

Com atendimentos no serviço público de saúde e na rede privada, Meryellen Barbosa vê nas crianças a realização de seu sonho. Com cuidados adequados a este público, a odontologista se especializou no nicho infantil, onde a confiança dos pequenos se faz necessária para sentar a cadeira do dentista. Com mais de dez anos dedicada a especialidade, a Drª criou o projeto “Sorria, sem medo”, que oferece consultas personalizadas, incluindo trajes que remetem a personagens de animações que estão em alta entre os mais novos. 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

“Ter medo de dentista é uma coisa muito falada, mas em muitos casos, alguns pacientes chegam em pânico nas clínicas onde atendo, com pavor de pensarem em sentar na cadeira para receber uma avaliação odontológica. Nos últimos anos me especializei ainda mais no segmento infantil e percebi que com técnicas lúdicas e que estimulem confiança, é possível desviar o foco desse medo, trazendo a quebra do paradigma de que ir até um consultório dentário é sentir obrigatoriamente dor”, explica. 

Buzz Lightyear, Super Mário Bros, Branca de Neve, Frozen, Mulher Maravilha, Peppa Pig, Masha e o Urso, Capitao América, Monstros S.A e até o recém lançado “Barbie”, são algumas das inspirações usadas por Meryellen para compor os looks que atende seus pacientes Kids. Tudo, com muito cuidado, incluindo animações na TV, muita conversa e estabelecendo limites entre o profissional e a criança, estimulando a confiabilidade. 

“A gente sabe o quanto é importante nesse período em que os pequenos estão crescendo, trabalhar alguns conceitos que vão ficar para a vida toda. Essa relação entre dentista e paciente também pode começar saudável no início da vida. Juntos definimos como vamos fazer, de forma os atendimentos podem fluir e o que poderia ser motivo de muito choro, se torna uma consulta em que eles se divertem do início ao fim”, conta. 

A Drª detalha ainda que tem o objetivo de realizar encontros reunindo profissionais com os trajes, em espaços onde é necessário apoio assistencial, como instituições de apoio a idosos e crianças. Para este segundo semestre, a previsão é de que pelo menos três locais sejam visitados. 

“Eu tenho a sorte de trabalhar nas duas pontas: o serviço público e privado, podendo entender a realidade de diversas famílias que precisam de apoio e as vezes, apenas orientação. Entendi que sou hoje essa profissional, por tudo que cada paciente me trouxe de conhecimento. E muito disso, está na linha de frente, no serviço público… por isso adotei como missão oferecer sempre algo com cunho social, para ampliar atendimentos e possibilidades como a desse projeto, para pessoas que as vezes precisam apenas romper o medo, para seguir uma vida inteira sorrindo”, pontua.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.