Saiba como estratégias nutricionais podem combater a fadiga no fim do ano

Médica explica a importância dos cuidados adicionais com a saúde nesta época

Por Redação, Agenda News

Publicado em 11/12/2023 08h18

Saiba como estratégias nutricionais podem combater a fadiga no fim do ano Drª Nathália Ventura, médica especializada em nutrologia - Divulgação
  Compartilhar

A proximidade do fim de ano faz com que muitas pessoas experimentem níveis elevados de fadiga, devido ao estresse adicional, compromissos sociais e a correria típica da época. Para ajudar a combater o cansaço, especialista recomenda a implementação de estratégias nutricionais eficazes, que mantém a qualidade no estilo de vida do paciente, garantindo a presença nas celebrações deste período.

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

Segundo a Drª Nathália Ventura, médica especializada em nutrologia, a fadiga é um sintoma do desgaste físico ou mental, que vai além de um simples cansaço. “A pessoa fica sem energia para realizar as atividades comuns, tendo muita necessidade de descansar. Em muitos pacientes, ainda são identificadas dores de cabeça, falta de sono, desequilíbrio hormonal e má alimentação”, disse.

Para manter a vitalidade no fim de ano, é importante adotar uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais. Alimentos que fornecem energia sustentável incluem frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Outros fatores também contribuem para o bom funcionamento do corpo e auxilia no combate à fadiga. Entre eles, consumo de água para manter a hidratação em dia, prática de exercícios físicos e horas saudáveis de sono.

Ainda de acordo com a médica, suplementos nutricionais podem ser considerados para preencher lacunas nutricionais. Vitaminas do complexo B, ferro e magnésio são nutrientes essenciais que desempenham um papel vital na produção de energia e na redução da fadiga.

“Equilíbrio é a chave de uma vida saudável. Se não for tratada, a fadiga pode resultar em problemas significativos. É importante entender se o paciente está fornecendo ao corpo os nutrientes necessários para funcionar de maneira eficiente, analisando a necessidade de reposição de vitaminas ou nutrientes, através de acompanhamento médico, para definir o tratamento personalizado à necessidade individual”, concluiu Nathália Ventura.

Para esclarecer dúvidas sobre a fadiga e seu devido tratamento, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com informações e dicas para melhorias na qualidade de vida, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, perguntas são respondidas e instruções fornecidas às pessoas que buscam por tratamento.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.