Na solenidade, o prefeito Hingo Hammes lembrou da importância de Santos Dumont para o Brasil, não só como inventor, mas alguém que proporcionou uma série reflexões, presentes inclusive na Casa que ele construiu, como a escada que obriga a entrada com o pé direito. Em 2026, será comemorado os 120 anos do primeiro voo feito com o 14-Bis, e novas homenagens serão promovidas pelo município.
"Representa um passo de cada vez, algo que levo para minha vida: não adianta colocar os dois pés onde não dá, você vai colocando um pezinho de cada vez, subindo degrau por degrau. Santos Dumont foi uma pessoa que ensinou muito para todos nós. Ano que vem nós teremos os 120 anos do 14-Bis e temos uma possibilidade de mais homenagens, reverência a essa pessoa que é sensacional, espetacular e que é exemplo para todos nós. Tenho certeza que Petrópolis vai conseguir dar um passo ainda maior para homenageá-lo de forma cada vez mais gratificante e linda, da forma que ele merece", disse.
Além da solenidade, o Museu Casa Santos Dumont também ofereceu entrada gratuita mediante doação de produtos de limpeza e de higiene, ou ingressos a R$ 5 para o restante do público. Este é o segundo museu mais visitado em Petrópolis. Só na semana passada, 4,7 mil pessoas passaram pelo espaço.
"É um dia muito importante para a nação e para o mundo quando se comemora Santos Dumont. Porque Santos Dumont ultrapassa aquela questão de visibilidade que as pessoas falam hoje em dia, ele vai muito além disso. Hoje, quando saudamos 152 anos de Santos Dumont, a gente já começa a ter a ideia do que será em outubro do ano que vem, com os 120 anos do 14-Bis", afirmou o coordenador do Museu Casa Santos Dumont, Claudio Gomide.
"É uma honra estar aqui presente todo ano, porque Santos Dumont, para gente, é o Pai da Aviação e foi muito tempo o Patrono da Aviação. Para a gente, é uma honra, como Força Aérea Brasileira, está presente aqui nessa homenagem e também na próxima homenagem, que será de 120 anos (do voo do 14-Bis) no ano que vem. Parabéns a sua administração e ao prefeito por ajudar a manter essa casa aqui, que é tão importante, que divulga o trabalho que foi feito pelo Santos Dumont, um grande visionário", comentou o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto, Cesar Simões Capitão.
O evento também contou a presença de Tiago Guimarães, presidente da Fundação Casa de Cabangu, local onde Santos Dumont nasceu, em Minas Gerais, e dos secretários de Cultura, Adenilson Honorato, e de Turismo, Pablo Kling.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você!
Estamos no
Instagram, no
Facebook e no
YouTube!
Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.