6ª Feira de Cerâmica de Petrópolis acontece entre os dias 18 e 19 de outubro em Itaipava
Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 09/10/2025 19h28 - Atualizado em 09/10/2025 19h39

Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 09/10/2025 19h28 - Atualizado em 09/10/2025 19h39
Tradição, cultura e programação gratuita são destaques de um dos eventos mais esperados do ano para quem curte os trabalhos que surgem das mãos que moldam o barro – objetos utilitários, objetos de arte, memórias e poesia palpável.
A Feira celebra essa arte milenar com uma programação gratuita que une exposição, oficinas, palestras e demonstrações abertas ao público. Com cerca de 40 expositores, dentre os quais, Lydia Sebastiany, Maria Luiza Lacerda e Rosane Teixeira, só para citar alguns, as peças – criações únicas – têm preços a partir de R$ 20. Trata-se de um encontro que transforma nossa região em uma grande vitrine dessa produção artesanal que vem de tão longínquo tempo. O cenário escolhido é a charmosa Praça da Lua do Shopping Vilarejo, palco já tradicional do evento.
Obra de Maria Luiza Lacerda
Um pouco de história
A cerâmica faz parte da história da cidade trazida pelos colonizadores germânicos, portugueses e italianos, com suas diferentes técnicas. A cerâmica era uma prática comum em comunidades rurais europeias, tanto para a criação de utensílios de cozinha e de armazenamento (potes, panelas, moringas, telhas, tijolos) quanto para peças decorativas.
No caso dos colonos germânicos, por exemplo, havia uma forte cultura ligada às cerâmicas utilitárias vidradas, que depois influenciou a produção local. Os portugueses também tinham longa tradição oleira, com técnicas herdadas do período romano e árabe na Península Ibérica, e muitos imigrantes continuaram a produzir telhas e potes no Brasil. Já os italianos, principalmente do Norte, traziam experiências mais ligadas à cerâmica artística e decorativa, além de utilitária.
Moldar o barro era parte do cotidiano, transformando a terra em objetos de uso ou de decoração. Com o tempo, essa herança se reinventou: no século XX, a fundação da Cerâmica Itaipava e o talento de nomes como Luiz Salvador deram à cidade um novo protagonismo, unindo o gesto ancestral à criatividade artística que hoje faz de Petrópolis um polo de referência nacional e a feira surge como elo entre passado e futuro, reunindo diferentes gerações em torno da cerâmica artística.
Obra de Rosane Teixeira de Souza
A programação
Muito além da exposição e venda, a programação convida o público a mergulhar no universo criativo do barro: oficinas infantis, palestras e demonstrações ao vivo aproximam visitantes da experiência única de ver a matéria ganhar forma nas mãos dos artistas. “Nosso desejo é que a feira seja não apenas um espaço de venda, mas também de encontro, troca de experiências e aprendizado. A cada edição, recebemos um público maior, formado por admiradores, turistas, famílias e curiosos que se encantam com a cerâmica e suas infinitas possibilidades”, destaca Alice Cavalcante, da Sábios Projetos, produtora do evento ao lado de Isabel Themudo. “É uma alegria perceber como a feira cresceu ao longo dos anos, fortalecendo a economia criativa e valorizando a produção local. Queremos que o público leve para casa não apenas uma peça, mas uma memória afetiva desse contato com a arte feita à mão”, acrescenta Isabel.
Programação gratuita:
SÁBADO – 18 de outubro
11h: oficina "Impressões da natureza na argila" com Elis Simões
14h: palestra "Como expor produtos em feiras e eventos" com Regina Machado /Sebrae
16h: palestra “Formulação de esmaltes cerâmicos” com Tito Tortori
17h: aula demonstrativa "Alças sem mistério" com Thaïs de Siervi
DOMINGO – 19 de outubro
11h: oficina "Brincando com a argila" com Camila Muniz
14h: palestra "Identidade Cultural como Diferencial Competitivo no Artesanato" com Regina Machado/Sebrae
16h: oficina "O espírito do barro" com Ana Rondon
As parcerias
Contemplada pelo Edital Novas Linhas, promovido pelo Instituto Municipal de Cultura - Prefeitura de Petrópolis, via POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB, a Feira de Cerâmica de Petrópolis conta nesta edição com o apoio do Shopping Vilarejo e do Sebrae, além de apoios culturais de importantes parceiros do setor, como Arte Brasil (SP), Crivo – Ferramentas para cerâmica (RJ), Sergio Suportes (SP), Ateliê Vitão (SP) e Beijo da Terra - Moldes para Cerâmica Artesanal (RJ), Pascoal Massas Cerâmicas (RJ), Villa Verde Flores - Paisagismo e Jardinagem (RJ) e as Cervejarias: Guapa, Tortuga e Valley (RJ).
Serviço:
6ª Feira de Cerâmica de Petrópolis
Dias 18 e 19 de outubro
Sábado de 10h às 19h
Domingo de 10h às 18h
Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria nº 10.035, Itaipava
ENTRADA FRANCA
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.
Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook e Instagram.