Celebração da vida e do vinho na Trattoria Locanda
Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 19/02/2026 17h13 - Atualizado em 19/02/2026 17h50
Divulgação
Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 19/02/2026 17h13 - Atualizado em 19/02/2026 17h50
Divulgação
Com 8 anos de existência, um grupo de amigos do vinho se reúne para um bom papo ao redor de taças, garrafas e acompanhamentos que harmonizem-se com vinhos. Os encontros geralmente acontecem na casa dos criadores do grupo, mas, desta feita, decidiram experimentar novos ares. Para tal, escolheram a Trattoria Locanda, no Estação Locanda, em Itaipava, onde os pratos têm sotaque italiano e os vinhos escolhidos também eram do país da bota.
Nessas 8 décadas, o grupo já viajou através de diversos temas, como os vinhos brancos, os champagnes e espumantes, os vinhos uruguaios, os do Novo Mundo e os gregos, só para citar alguns.
A Experiência na Trattoria
Guiados pela gentileza do maitre Júlio, tiveram o horário de fechamento da casa ampliado especialmente para que pudessem extrair os melhores sabores do menu escolhido, harmonizado com os vinhos levados. A experiência teve nota máxima, com a possibilidade de degustarem meias porções, preparadas pela chef Fabiana.
O menu
Caponata de berinjela e brie crocante abriram os trabalhos. Como principais, tilápia com arroz de amêndoas e filet mignon com batatas roesti. Tudo em perfeita harmonia. E o mesmo aconteceu com a sobremesa, um tiramissu.

E afinal, o que é uma harmonização?
A harmonização entre vinho e comida não é apenas sobre combinar rótulos com pratos clássicos, mas, sim, sobre equilibrar estruturas, intensidades e sensações. A busca principal é por uma boa conversa entre a comida e o vinho, sem que um se sobreponha ao outro e todos os itens da refeição sejam valorizados.

De forma geral, existem dois caminhos – a harmonização por semelhança, quando vinho e prato têm estrutura semelhante ou por contraste, quando características opostas produzem o equilíbrio.
Estrutura e intensidade, acidez e taninos são alguns aspectos aos quais os entendidos no assunto prestam especial atenção.
Para quem não é profundo conhecedor sobre o assunto, mas, um apreciador, a dica é pensar que harmonizar um vinho é menos decorar regras e mais buscar o equilíbrio o prazer e a emoção à mesa. E, para quem faz parte do grupo de amigos que vive o mundo do vinho há 8 anos e os demais especialistas no assunto, que os brindes sejam sempre muitos, buscando a alegria da vida e do prazer gustativo.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.
Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook e Instagram.