Cervejaria Odin une tradição viking e paladar brasileiro em receitas artesanais
Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 04/09/2025 12h35 - Atualizado em 04/09/2025 12h46

Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 04/09/2025 12h35 - Atualizado em 04/09/2025 12h46
Produzindo 8 tipos de cerveja para atender aos mais diversos paladares - a Pilsen, a Vienna, a IPA, a Tripel e Imperial Stout, Coffee Blonde, Session IPa e Black Lager, a Cervejaria Odin apresenta receitas que foram criadas de forma totalmente artesanal, ajustando e equilibrando as principais qualidades de cada um desses estilos. O principal lema dos sócios, desde o início, foi criar cervejas que respeitam as características fundamentais de cada família/estilo, porém ajustadas para elevar ao máximo o seu "drinkability". Isso significa que colhem o que há de melhor em cada cerveja e adaptam ao paladar brasileiro, muitas vezes trocando amargor por sabor e densidade por leveza. A Imperial Stout, por exemplo, tem 10% de álcool, com um corpo bem leve, assim como o chope pilsen, bastante suave e adequado ao paladar ao clima brasileiro. Vale dizer que contam com barris de carvalho de Brandy, Whisky e Bourbon, utilizados para maturação de cervejas especiais e que promove uma experiência sensorial realmente diferenciada.
Odin e os Vickings
Odin era um deus importante da mitologia nórdica, sendo o pai de todos dos deuses que sacrificou um olho para beber do poço de Mimir e obter conhecimento. Para os Vikings a cerveja era uma bebida servida durante as refeições e era presença garantida em cultos, reuniões e solenidade, quando os convidados acumulavam em um único vaso todo o líquido que traziam de casa e as festividades só terminavam no momento em que a cerveja acabava. Os festejos dedicados a Odin não podiam ser frequentados por pessoas que não tivessem tomado grandes doses de cerveja. Talvez por esse motivo, a maior honra que um viking poderia ter é ser aceito no palácio de Odin para beber cerveja à vontade.
Se você quer provar a Pisen Odin, marque presença, nessa 6ª, no restaurante Afrânio, em Araras, entre 18h e 21h, quando acontecerá a noite de autógrafos do livro O Levante do Sol, desta colunista, com o luxuoso apoio da cervejaria.
Maiores informações pelos tels.: Fábrica (24) 99943-2661; Comercial (24) 99867-8838; Delivery (24) 99867-8838
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.
Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook e Instagram.