Depois da Bauernfest, o sabor da Alemanha continua firme e forte em Petrópolis
Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 24/07/2025 16h39 - Atualizado em 24/07/2025 16h40

Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 24/07/2025 16h39 - Atualizado em 24/07/2025 16h40
Já deu saudades da Bauernfest?
Não podemos negar que a Festa do Colono Alemão é das mais movimentadas da cidade, visitada por inúmeros turistas – o que é excelente para nossa economia – assim como por petropolitanos. É preciso concordar, entretanto, que nos horários de pico, é necessário um pouquinho de paciência para conseguir uma mesa ou o seu chope bem gelado. Mas, tudo faz parte da festa... Para sorte dos moradores da cidade que preferem um clima mais tranquilo, que é o meu caso, é possível desfrutar da gastronomia alemã todos os dias, sem filas ou atropelos seja no Quitandinha, seja na badalada Rua 16 de Março, seja na não menos movimentada Itaipava. É claro que estou falando da mais do que tradicional e querida Casa do Alemão, que nos brinda com embutidos, sanduíches, os famosos croquetes e os doces, sem falar nos irresistíveis biscoitos amanteigados e nos chocolates, a qualquer hora, com a facilidade de mesas confortáveis e a devida serenidade.
O cardápio
Para quem curte os sanduíches da casa são muitas as opções, desde os de patê e frios, até os de salsichas e salsichões. Os famosos croquetes de carne, frango e bacalhau são, sem dúvida, estrelas, porém, os brioches, empadas e pasteis folheados são igualmente tentadores. Dentre as refeições, o carré defumado, o joelho de porco defumado, a língua defumada e os salsichões são geralmente acompanhados por saladas de batata e chucrute.
Na casa de Itaipava, nesse período de inverno, é servido o fondue de queijo com salsichas coquetel (Viena e Branca) e cesta de pães – um sucesso – combinando a gastronomia suíça e alemã. Para adoçar a boca, além dos famosos strudels e mil folhas, há quindins, eclairs, trouxinhas, sonhos e tortas. Outra marca da casa são os chocolates – canudinhos de chocolate, pão de mel, bombons suíços e bombom de chocolate meio amargo com amendoim... hum... Os biscoitos, precursores de tudo, são igualmente irresistíveis – é praticamente impossível comer só um. Palmiers, palitos de queijo, rosquinhas, polvilho e amanteigados variados fazem as honras da casa. Vale dizer que estão abertos desde cedo, portanto, para quem quiser um café da manhã no capricho, é outra opção certeira. Seja, portanto, a qualquer hora do dia, as casas são ponto de encontro obrigatório antes, durante ou depois da Bauernfest.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.
Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook e Instagram.