Através de uma proposta de emenda parlamentar ao orçamento do Estado, o acadêmico, a despeito de suas muitas atividades como professor e defensor público, atuando e palestrando, inclusive, fora do país, lançou-se na empreitada de realizar as pesquisas e os trabalhos de produção do livro que traz a história da Academia Petropolitana de Letras, a mais antiga de âmbito municipal do Brasil. Foi possível, ainda, com o valor recebido, imprimir os Tomos 2 e 3 da Coletânea das Revistas da APL, completando a coleção iniciada em 2022.

Sobre o Lançamento
O lançamento do “CENTENÁRIO DA ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS – 1922/2022” ocorrerá dentro da programação da Flipetrópolis, leia-se II Festival Literário Internacional de Petrópolis. Vale destacar que, no mesmo dia, desde as 14h, acontecerão “mesas” integrando a “programação local” do Festival Literário, com a participação de membros de nossa Academia (detalhes em: https://flipetropolis.com.br/programacao-2025/programacao-flipetropolis-2025-local/
). Com o horário do término da última mesa marcado para 16h30min, o lançamento será logo a seguir, das 16h40 às 17 horas. Após, o público em geral terá a oportunidade de adquirir exemplares na área do “espaço de autógrafos”, ao valor de R$ 150,00, salientando tratar-se de um livro de capa dura, com várias fotografias e papel couchê, o que o faz ser não “apenas” uma obra histórica, mas igualmente um livro de arte, desses que nos orgulhamos de ter e de mostrar aos amigos. É importante destacar que toda a renda será destinada ao caixa da APL.
Sobre a obra
Com 232 páginas, o livro é composto de cinco capítulos. O primeiro fala das origens da APL, apresentando o histórico de sua fundação e seu pioneirismo na admissão de mulheres, tratando, também, de sua importância no âmbito local, regional e nacional. Aponta sua interface com outras agremiações culturais e literárias como a ABL e a AFL, o IHP, a SMP (Sociedade Médica de Petrópolis), APE (Academia de Educação) e ABP, dentre outras. O segundo capítulo apresenta uma "linha do tempo", destacando fatos e eventos, utilizando sobretudo recortes de jornais e de revistas e registros de imagens/fotos, além da reprodução de documentos relevantes. No terceiro capítulo, há um resgate de alguns dos mais destacados acadêmicos titulares nos diversos campos culturais, literários, profissionais e artísticos, como jornalistas, personalidades da política, educadores, historiadores, poetas e escritores, juristas, médicos, religiosos e militares. O capítulo seguinte traz a síntese biográfica dos atuais titulares, abrangendo os que eram titulares no ano do centenário – 2022 –, e uma breve nota sobre os patronos de suas cadeiras. O último capítulo é inteiramente dedicado ao registro das festividades do Centenário. Encerrando a obra, um Apêndice com referência a alguns literatos de grande relevância nacional que tiveram conexão com Petrópolis.
Trata-se, portanto, de uma obra emblemática e da maior importância, seja no âmbito acadêmico, seja entre os que se interessam pela rica história cultural de nossa cidade. Traz, impregnada em suas páginas, o empenho árduo do acadêmico Cléber Francisco Alves, restando-nos adquirir, divulgar e aplaudir uma obra de tal quilate.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você!
Estamos no
Instagram, no
Facebook e no
YouTube!
Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.