Drops de Anis
coluna

Drops de Anis

Lazer & Gastronomia, por Christiane Michelin | Sexta-feira

União de Culturas: Bunka-Sai em Petrópolis Celebra a riqueza da cultura japonesa e sua integração com a cidade

Por Coluna Drops de Anis - Christiane Michelin, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 11/08/2023 10h18 - Atualizado em 11/08/2023 10h18

União de Culturas: Bunka-Sai em Petrópolis Celebra a riqueza da cultura japonesa e sua integração com a cidade Arquivo/Agenda News Petrópolis
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

O Japão é, sem dúvida, um país rico em tradições e história. Sendo uma península insular no Oceano Pacífico, possui cidades populosas, palácios imperiais, parques, santuários, templos e uma gastronomia que transcende os sushis e sashimis. Tóquio, a capital, é renomada por seus arranha-céus e pela cultura pop. Com mais de 126 milhões de habitantes, é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

Japão X Petrópolis
Com uma sólida conexão com o Brasil e, especialmente, com Petrópolis, a cultura japonesa tem contribuído e se integrado à nossa de maneira marcante. Os desenhos animados japoneses, por exemplo, são apreciados no Brasil desde a década de 60, assim como a religião budista foi introduzida no país pelos japoneses. A técnica de Bonsai - conservação de árvores em miniatura - foi apresentada por eles e desenvolvida com sucesso, assim como os belos arranjos Ikebana. As icônicas cerejeiras da nossa cidade e os doces caquis também têm origem nipônica, assim como o cão da raça Akita, que acompanhava os samurais. Na década de 70, o sakê e o hábito de consumir peixes crus também chegaram ao Brasil graças à influência japonesa. Em resumo, são diversas as contribuições desse país ao nosso. Quanto à relação entre Petrópolis e o Japão, a história relata que, em 1897, dois anos após a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, o primeiro grupo diplomático japonês chegou ao Brasil e se hospedou em Petrópolis. A escolha da Cidade Imperial foi justificada pela frequente incidência de febre amarela no Rio de Janeiro, enquanto Petrópolis, além disso, mantinha o status dos tempos imperiais.

O Bunka-Sai
Em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa, Petrópolis se prepara para receber a 14ª edição do Bunka-Sai, a Festa da Cultura Japonesa, que ocorrerá no Palácio de Cristal entre os dias 17 e 20 de agosto. Esse evento celebra a união entre esses dois povos e revela muitas histórias através da arte milenar e dos costumes japoneses.

O Bunka-Sai faz parte do calendário de eventos da cidade desde 2008, quando foi realizado pela primeira vez em celebração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

A programação inclui oficinas de mangá, origami, palestras, apresentações de danças folclóricas e músicas inspiradas em animes famosos, demonstrações de artes marciais, feira de artesanato, gastronomia, cervejas artesanais locais e muito mais.

No dia 17/08 (quinta-feira), a festa terá início às 19h com corais, degustação de sakê e danças folclóricas. Em 18/08 (sexta-feira), o evento ocorrerá das 14h às 24h, com apresentações de judô, karatê, mangá, moxaterapia e danças. No sábado, a programação, que se estende das 10h às 24h, contará com judô, karatê, oficinas de língua japonesa, origami, pipas e shiatso, entre outros. Finalmente, no domingo, das 10h às 22h, haverá apresentações de jiu-jitsu, contação de histórias, oficina de mangá, desfile de quimonos e animes, entre outras atividades.

Com certeza, vale a pena prestigiar esse evento e estar aberto para absorver tudo o que ele oferecerá, celebrando a união de dois povos tão distintos, mas complementares.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.




Drops de Anis

Drops de Anis

Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook Instagram.





Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024