Tenha Modus!
coluna

Tenha Modus!

Moda e Comportamento, por Priscila Torquato | Quarta-feira

Conheça as vantagens dos cosméticos naturais

Sua saúde e o planeta agradecem!

Por Tenha Modus!, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 12/05/2021 12h45 - Atualizado em 12/05/2021 12h50

Conheça as vantagens dos cosméticos naturais Torwai Suebsri 123rf - Ilustrativa
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Você já parou para prestar atenção na quantidade de resíduos que geramos nas atividades básicas do dia a dia? E o quanto somos responsáveis pela nossa saúde? Parecem perguntas desconexas, né? Mas não. Ao optar por uma rotina mais sustentável, você consegue aliar esses dois mundos para tornar nossa experiência no planeta e nossa saúde mais saudáveis.

 

E nessa busca por melhores ações eu achei os cosméticos naturais sólidos. Eles entram em um conceito chamado slow beauty que tem como premissa a sustentabilidade ambiental no autocuidado. Usar produtos mais eficientes, reduzindo a quantidade e priorizando produtos naturais que geram menos impacto ao serem fabricados são algumas das diretrizes do movimento. Em Petrópolis não há muitas opções locais de produtos desse tipo, mas pesquisando aqui e ali, encontrei a @useayonatural. Então troquei uma ideia com a criadora da marca, Laís Aguiar. O uso de cosméticos sólidos e naturais ainda não é muito popular, mas se intensificou no último ano pela busca por melhores práticas no cotidiano, mas principalmente com o foco na saúde. O último ano não foi nada fácil e a preocupação com o bem-estar a e saúde tomaram posição de destaque em nossas vidas.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Você começou a se preocupar mais com a sua saúde?

 

Laís começou a investir nesse nicho de mercado em 2020. Ela mesma é adepta de hábitos mais sustentáveis: separa os tipos de lixo, faz compostagem doméstica, substituiu o absorvente descartável pelo coletor menstrual, entre outras ações do seu dia a dia. E pesquisando descobriu a existência de cosméticos sólidos. Estudou sobre o assunto e começou a empreender nesse sentido.

 

“A ideia de não precisar daquelas embalagens de plástico que vão sempre para o lixo super rápido me encantou e depois descobri várias outras vantagens. Eu já usava produtos "liberados" que são aqueles sem sulfatos e parabenos por me preocupar com a saúde do meu cabelo. Pesquisando mais descobri que os componentes dos cosméticos tradicionais são verdadeiros venenos, além de serem viciantes e darem resultados enganosos. Na época não encontrei nenhuma marca local que vendesse esse tipo de produto que eu queria tanto experimentar”, explica Laís.

Os cosméticos naturais não agridem o meio ambiente - Divulgação/Ayo

 

Todos os componentes dos cosméticos naturais são de origem vegetal. Além de não serem testados em animais. Segundo Laís “os produtos que consumimos diariamente para cuidar da nossa higiene e beleza são cheios de conservantes, parabenos, fragrâncias e corantes sintéticos, alumínio e oxibenzona.”  Substâncias que podem provocar inúmeras alterações como dermatites de contato, alergias, entupimento dos poros e um ressecamento excessivo da pele. Imagina o que o uso prolongado dessas substâncias não pode causar?

 

“Os produtos naturais não agridem nosso corpo porque são feitos de componentes completamente compatíveis com nosso organismo, vários ingredientes são inclusive comestíveis”, reforça.

 

Outra vantagem dos produtos naturais é o custo-benefício. Como utilizam menos água em sua fabricação, incluindo a usada na fabricação das embalagens, que em sua maioria, são de plástico, os produtos são mais baratos. “Os cosméticos sólidos são mais concentrados e tem uma durabilidade ótima.  Ou seja, é melhor para o seu corpo, para o seu bolso, para os animais e para o planeta.”

As embalagens são ‘plástico free’ - Divulgação/Ayo

 

Por que devo substituir os cosméticos industrializados pelos naturais?

Laís responde: “Além das várias vantagens já citadas, como os benefícios à saúde, os produtos naturais tendem a ser benéficos também ao meio ambiente. Os produtos da Ayo, por exemplo, são biodegradáveis então os resíduos que vão pelo ralo no banho não poluem a água. Além disso, as embalagens não possuem plástico e temos um selo de logística reversa, que faz a compensação ambiental das nossas embalagens através da reciclagem. Os cosméticos convencionais costumam usar derivados do petróleo, o que já faz com que sua produção seja mais agressiva ao meio ambiente. E é comum também que esses cosméticos tenham componentes de origem animal e façam testes em animais.”

 

Ainda não se convenceu?

“Usamos óleos e manteigas vegetais que nutrem e hidratam profundamente a pele e os cabelos, ervas e outros componentes naturais com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas etc. Componentes que cuidam verdadeiramente da pele e dos cabelos e podem trazer inúmeros benefícios à saúde”, finaliza Laís.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.




Tenha Modus!

Tenha Modus!

Priscila Torquato é jornalista e consultora de Imagem e Estilo. A ‘Tenha Modus!’ é um espaço democrático, acessível e livre de qualquer forma de rotulação e pré-julgamentos. Aqui falamos da liberdade de ser! De ser você, de ser do seu jeito! Do seu modus! Mídia Social: Instagram





Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024